O CEREST/Ubá - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ubá foi habilitado pela Portaria N° 72, de 20 de agosto de 2008, para realizar os procedimentos previstos na Portaria N°. 2.728, de 11 de novembro de 2009.

O CEREST/Ubá está habilitado para atender os vinte municípios desta Microrregião.

CEREST/UBÁ

"Representa a conquista de direitos da Saúde do Usuário, em especial dos Trabalhadores"


ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO CEREST/UBÁ-MG

ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO CEREST/UBÁ-MG

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

GRS e CEREST Ubá realizam Oficina de Planejamento de Ações 2012 em Saúde do Trabalhador



A Gerência Regional e Saúde de Ubá e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ubá (CEREST) realizou hoje em Muriaé, 20, e ontem, 19, em Ubá, a Oficina de Planejamento das Ações de 2012, tendo como foco a questão da Vigilância em Saúde do Trabalhador e a inserção desta no Plano Municipal de Saúde de cada município da Microrregião. Contou com as presenças das Referências Técnicas da Saúde do Trabalhador e representantes das Unidades Sentinelas da microrregião de Ubá.

Apresentou, na oportunidade, a nova composição profissional da equipe do CEREST de Ubá, recém admitida através do processo seletivo: a Assistente Social, Aristela Silva Soares, o Engenheiro de Segurança do Trabalho, Diogo Cardoso de Oliveira, a Fisioterapeuta, Rafaela Silva Oliveira, o Fonoaudiólogo, Adriano Avelino Ribeiro, a Psicóloga, Fernanda M. Gomes, o Técnico de Segurança do Trabalho, Wesley de Almeida Mendes. “A equipe tem a expectativa, de fazer o diferencial, apoiar e desenvolver ações em Saúde o Trabalhador, aspecto importante para a sociedade” comentou Diogo Cardoso.

Durante a reunião foi construído uma proposta de planejamento para o ano de 2012, onde foram traçados o plano de ação e estratégias a serem realizadas, bem como metas prazos e parcerias. As Referências Técnicas Municipais receberam um exemplar do manual “Construindo Ações de Saúde do Trabalhador no Âmbito das Superintendências e Gerências Regionais de Saúde” produzido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Segundo o Diretor da GRS Ubá, Franklin Leandro Neto, “As diretrizes do eixo de planejamento foram a gestão da saúde do trabalhador, assistência na lógica das redes de saúde, a Vigilância em Saúde (Epidemiológica, Sanitária, Ambiental, Saúde do Trabalhador) Promoção e Controle Social”, e ressaltou, “para que a política da Saúde do  Trabalhador funcione no município é necessário o apoio e entendimento por parte da gestão”.
  
A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da GRS Ubá, Ana Célia Jacinto, fez uma abordagem no Cenário das Notificações Compulsórias em Saúde do Trabalhador na microrregião de Ubá. “é fundamental o comprometimento em notificar os acidentes de trabalho, é o meio para alcançarmos melhorias assistenciais”.

Para a Referência Técnica em Saúde do Trabalhador, Ana Cláudia P. de Oliveira, “realizar o planejamento de ações, possibilita facilidades e organização no desenvolver dos trabalhos durante o determinado período. E complementou “a nova equipe do CEREST, proporcionará trabalharmos com vários segmentos, no qual a complexidade em Saúde do Trabalhador exige.”

Coordenadora do CEREST Ubá, Terezinha Vieira Porfírio, disse que: “construímos o planejamento junto com os municípios, de forma que facilitem as ações em Saúde do Trabalhador para o ano de 2012, e que tenhamos a base ao cobrar as metas e resultados destes”. Ressaltou também sobre a estruturação da equipe do CEREST, “a equipe é multiprofissional e contribuirá de forma significativa uma vez que visamos promover assistência integral aos trabalhadores do setor formal e informal com problemas de saúde relacionados ao trabalho, principalmente ao realizar as ações de vigilância e a disseminação de uma concepção que considere o trabalho como fator de saúde.”

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Segunda Semana Ubaense de Saúde e Segurança do Trabalhador


por Assessoria de Comunicação da PMU
05/12/2011 15:00U

Nos dias 23, 24 e 25 de novembro foi promovida a 2ª Semana Ubaense de Saúde e Segurança do Trabalhador (SUSSEG) na Câmara Municipal de Vereadores, evento que contou com a parceria de Técnicos de Medicina e Segurança do Trabalho das empresas da região, Gerência Regional de Saúde de Ubá e o Centro de Referências em Saúde do Trabalhador de Ubá (CEREST).

O objetivo deste encontro foi aprimorar os conhecimentos dos profissionais que atuam na área prevencionista e áreas relacionadas, além de realizar um intercâmbio de profissionais das cidades circunvizinhas.

O Diretor da GRS Ubá, Franklin Leandro Neto, apresentou a Política Nacional e Estadual de Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS), “A política Nacional dá a diretriz para o desenvolvimento da saúde do trabalhador, mas parte de nós desempenharmos de forma articulada e transversal ações no campo de vigilâncias em saúde do trabalhador que proporcione promoção, prevenção e intervenção, garantindo melhorias na qualidade de vida dos trabalhadores e no processo de trabalho”. E acrescentou, ‘”acreditamos que os Técnicos de Medicina e Segurança do Trabalho e o apoio do CEREST são fundamentais na melhoria das informações em Saúde do Trabalhador, por razão buscam o trabalho em parcerias”.

A Coordenadora do CEREST/Ubá e Enfermeira, Terezinha Porfírio de Souza, comentou sobre a política e os trabalhos realizados pelo CEREST, que tem como principal diretriz a promoção, prevenção, educação permanente, estudo e pesquisa em Saúde do Trabalhador, articulando permanentemente no cumprimento da Vigilância em saúde (Epidemiológica, Sanitária e Ambiental). “Esse evento é de grande relevância, pois nos leva a refletir sobre a saúde do trabalhador, e que realmente precisam ser discutido por todos os seguimentos da sociedade, sendo este o momento e espaço ideal”.

O Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Jorge Luis Lima, ministrou sobre a Política de Saúde do Trabalhador no contexto do ambiente de trabalho. “Vivemos hoje numa sociedade de conhecimento e quem tem o conhecimento tem o poder, mas que muitos ainda não sabem. É preciso falar para as pessoas quais são os seus direitos, e como busca-los, fazer valer o que está instituído. É a mobilização para fazer acontecer”.

No segundo dia do encontro, foram abordados temas como “Análises laboratoriais na segurança do trabalho, destacando qualidade de campo e qualidade de laboratório”, apresentado pelo Engenheiro Luciano Kasbergen. A Engenheira Ambiental, Michelle dos Santos Pereira, discutiu sobre “Monitoramento Ambiental e Industrial”. A Comunicadora, Fernanda Alcantara comentou sobre os “Novos conceitos de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

No último dia da SUSSEG, o Engenheiro, Roberto Mosqueira, ministrou sobre o “Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, Registros da CTPS, Jornada de Trabalho, Salário, Descanso Semanal Remunerado (DSR) e Trabalho Infantil”. O tema “Acessibilidade e Inserção de Portadores de Deficiência no Trabalho” foi apresentado pelo Fisioterapeuta do Trabalho, Arquimedes Augusto Penha.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

GRS e CEREST UBÁ promovem Oficina para Saúde do Trabalhador



por Assessoria de Comunicação da PMU
29/11/2011 15:30


O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ubá (CEREST) em parceria com a Gerência Regional de Saúde de Ubá realizou, no dia 24 de novembro, uma Oficina  de Avaliação e Monitoramento dos Indicadores da Saúde do Trabalhador, envolvendo as referências técnicas municipais em Saúde do Trabalhador e representantes de das instituições hospitales conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS) da microrregião de Ubá.
A Líder da Recepção do Hospital Santa Isabel (HSI), Rosângela Gomes Vieira, reconhece o comprometimento para com o trabalhador “realizamos educação continuada para toda a equipe de enfermeiros, técnico de enfermagem, em especial com os recepcionistas, pois é por meio deles que as fichas de atendimento são preenchidas, e requer cuidados para colher informações corretamente” a enfermeira do HSI, Maria Gorete complementou “não é necessário somente a capacitação, é preciso incentivar continuamente os profissionais para com os compromissos em saúde do trabalhador, no qual proporcionará melhorias no atendimento dos usuários.”        
A enfermeira e membro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital São Vicente de Paulo, Cleidiane Maciel, comentou os processos realizados na instituição em relação a Saúde do Trabalhador  “As informações recebidas nas  Oficinas da Saúde do Trabalhador, são repassadas  para os funcionários por meio de uma capacitação interna. “Nosso comprometimento com o CEREST é fazer as notificações, contribuindo com a alimentação dos dados epidemiológicos na cidade de Ubá”.
A Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Saúde do Trabalhador, Ana Célia Jacinto, apresentou os levantamento de dados das notificações compulsórias feitas pelos municípios da microrregião de Ubá e das Unidades Sentinelas, e reforçou “ é fundamental darmos visibilidade as notificações e agravos para  que possam ser alcançadas melhorias assistenciais”.
Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Ambiental de Ubá, Simone Maria Pedro, “houve avanço no número de notificações nas Unidades Sentinelas. É necessário definir quais serão as Unidades Sentinelas para que as metas estabelecidas no acordo de resultados sejam alcançadas”.      
Para o Diretor da GRS Ubá, Franklin Leandro Neto, “a oficina foi um momento de apresentarmos as metas alcançadas e reforçarmos o compromisso para com a metas que ainda devem ser cumpridas e para isso contamos com as parcerias das Referências Técnicas municipais,e o apoio do CEREST.”
A Coordenadora do CEREST Ubá, Terezinha Porfírio V. de Souza, avaliou as ações realizadas na Saúde do Trabalhador durante esse ano. “Apesar não estar constituído da equipe mínima, conseguimos realizar diversas ações educativas e de vigilância priorizadas no plano de Ação de 2011. E acrescentou “acredito que com a chegada da equipe ainda este ano, a efetivação destas ações será fortalecida para melhor enfrentamento e fortalecimento das questões que envolvem a saúde do trabalhador na microrregião de Ubá.”