O CEREST/Ubá - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ubá foi habilitado pela Portaria N° 72, de 20 de agosto de 2008, para realizar os procedimentos previstos na Portaria N°. 2.728, de 11 de novembro de 2009.

O CEREST/Ubá está habilitado para atender os vinte municípios desta Microrregião.

CEREST/UBÁ

"Representa a conquista de direitos da Saúde do Usuário, em especial dos Trabalhadores"


ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO CEREST/UBÁ-MG

ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO CEREST/UBÁ-MG

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

GRS e CEREST UBÁ promovem Oficina para Saúde do Trabalhador



por Assessoria de Comunicação da PMU
29/11/2011 15:30


O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ubá (CEREST) em parceria com a Gerência Regional de Saúde de Ubá realizou, no dia 24 de novembro, uma Oficina  de Avaliação e Monitoramento dos Indicadores da Saúde do Trabalhador, envolvendo as referências técnicas municipais em Saúde do Trabalhador e representantes de das instituições hospitales conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS) da microrregião de Ubá.
A Líder da Recepção do Hospital Santa Isabel (HSI), Rosângela Gomes Vieira, reconhece o comprometimento para com o trabalhador “realizamos educação continuada para toda a equipe de enfermeiros, técnico de enfermagem, em especial com os recepcionistas, pois é por meio deles que as fichas de atendimento são preenchidas, e requer cuidados para colher informações corretamente” a enfermeira do HSI, Maria Gorete complementou “não é necessário somente a capacitação, é preciso incentivar continuamente os profissionais para com os compromissos em saúde do trabalhador, no qual proporcionará melhorias no atendimento dos usuários.”        
A enfermeira e membro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital São Vicente de Paulo, Cleidiane Maciel, comentou os processos realizados na instituição em relação a Saúde do Trabalhador  “As informações recebidas nas  Oficinas da Saúde do Trabalhador, são repassadas  para os funcionários por meio de uma capacitação interna. “Nosso comprometimento com o CEREST é fazer as notificações, contribuindo com a alimentação dos dados epidemiológicos na cidade de Ubá”.
A Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Saúde do Trabalhador, Ana Célia Jacinto, apresentou os levantamento de dados das notificações compulsórias feitas pelos municípios da microrregião de Ubá e das Unidades Sentinelas, e reforçou “ é fundamental darmos visibilidade as notificações e agravos para  que possam ser alcançadas melhorias assistenciais”.
Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Ambiental de Ubá, Simone Maria Pedro, “houve avanço no número de notificações nas Unidades Sentinelas. É necessário definir quais serão as Unidades Sentinelas para que as metas estabelecidas no acordo de resultados sejam alcançadas”.      
Para o Diretor da GRS Ubá, Franklin Leandro Neto, “a oficina foi um momento de apresentarmos as metas alcançadas e reforçarmos o compromisso para com a metas que ainda devem ser cumpridas e para isso contamos com as parcerias das Referências Técnicas municipais,e o apoio do CEREST.”
A Coordenadora do CEREST Ubá, Terezinha Porfírio V. de Souza, avaliou as ações realizadas na Saúde do Trabalhador durante esse ano. “Apesar não estar constituído da equipe mínima, conseguimos realizar diversas ações educativas e de vigilância priorizadas no plano de Ação de 2011. E acrescentou “acredito que com a chegada da equipe ainda este ano, a efetivação destas ações será fortalecida para melhor enfrentamento e fortalecimento das questões que envolvem a saúde do trabalhador na microrregião de Ubá.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário