O CEREST/Ubá - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ubá foi habilitado pela Portaria N° 72, de 20 de agosto de 2008, para realizar os procedimentos previstos na Portaria N°. 2.728, de 11 de novembro de 2009.

O CEREST/Ubá está habilitado para atender os vinte municípios desta Microrregião.

CEREST/UBÁ

"Representa a conquista de direitos da Saúde do Usuário, em especial dos Trabalhadores"


ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO CEREST/UBÁ-MG

ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO CEREST/UBÁ-MG

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Segunda Semana Ubaense de Saúde e Segurança do Trabalhador


por Assessoria de Comunicação da PMU
05/12/2011 15:00U

Nos dias 23, 24 e 25 de novembro foi promovida a 2ª Semana Ubaense de Saúde e Segurança do Trabalhador (SUSSEG) na Câmara Municipal de Vereadores, evento que contou com a parceria de Técnicos de Medicina e Segurança do Trabalho das empresas da região, Gerência Regional de Saúde de Ubá e o Centro de Referências em Saúde do Trabalhador de Ubá (CEREST).

O objetivo deste encontro foi aprimorar os conhecimentos dos profissionais que atuam na área prevencionista e áreas relacionadas, além de realizar um intercâmbio de profissionais das cidades circunvizinhas.

O Diretor da GRS Ubá, Franklin Leandro Neto, apresentou a Política Nacional e Estadual de Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS), “A política Nacional dá a diretriz para o desenvolvimento da saúde do trabalhador, mas parte de nós desempenharmos de forma articulada e transversal ações no campo de vigilâncias em saúde do trabalhador que proporcione promoção, prevenção e intervenção, garantindo melhorias na qualidade de vida dos trabalhadores e no processo de trabalho”. E acrescentou, ‘”acreditamos que os Técnicos de Medicina e Segurança do Trabalho e o apoio do CEREST são fundamentais na melhoria das informações em Saúde do Trabalhador, por razão buscam o trabalho em parcerias”.

A Coordenadora do CEREST/Ubá e Enfermeira, Terezinha Porfírio de Souza, comentou sobre a política e os trabalhos realizados pelo CEREST, que tem como principal diretriz a promoção, prevenção, educação permanente, estudo e pesquisa em Saúde do Trabalhador, articulando permanentemente no cumprimento da Vigilância em saúde (Epidemiológica, Sanitária e Ambiental). “Esse evento é de grande relevância, pois nos leva a refletir sobre a saúde do trabalhador, e que realmente precisam ser discutido por todos os seguimentos da sociedade, sendo este o momento e espaço ideal”.

O Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Jorge Luis Lima, ministrou sobre a Política de Saúde do Trabalhador no contexto do ambiente de trabalho. “Vivemos hoje numa sociedade de conhecimento e quem tem o conhecimento tem o poder, mas que muitos ainda não sabem. É preciso falar para as pessoas quais são os seus direitos, e como busca-los, fazer valer o que está instituído. É a mobilização para fazer acontecer”.

No segundo dia do encontro, foram abordados temas como “Análises laboratoriais na segurança do trabalho, destacando qualidade de campo e qualidade de laboratório”, apresentado pelo Engenheiro Luciano Kasbergen. A Engenheira Ambiental, Michelle dos Santos Pereira, discutiu sobre “Monitoramento Ambiental e Industrial”. A Comunicadora, Fernanda Alcantara comentou sobre os “Novos conceitos de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

No último dia da SUSSEG, o Engenheiro, Roberto Mosqueira, ministrou sobre o “Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, Registros da CTPS, Jornada de Trabalho, Salário, Descanso Semanal Remunerado (DSR) e Trabalho Infantil”. O tema “Acessibilidade e Inserção de Portadores de Deficiência no Trabalho” foi apresentado pelo Fisioterapeuta do Trabalho, Arquimedes Augusto Penha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário