A Gerência Regional e Saúde de Ubá e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ubá (CEREST) realizou hoje em Muriaé, 20, e ontem, 19, em Ubá, a Oficina de Planejamento das Ações de 2012, tendo como foco a questão da Vigilância em Saúde do Trabalhador e a inserção desta no Plano Municipal de Saúde de cada município da Microrregião. Contou com as presenças das Referências Técnicas da Saúde do Trabalhador e representantes das Unidades Sentinelas da microrregião de Ubá.
Apresentou, na oportunidade, a nova composição profissional da equipe do CEREST de Ubá, recém admitida através do processo seletivo: a Assistente Social, Aristela Silva Soares, o Engenheiro de Segurança do Trabalho, Diogo Cardoso de Oliveira, a Fisioterapeuta, Rafaela Silva Oliveira, o Fonoaudiólogo, Adriano Avelino Ribeiro, a Psicóloga, Fernanda M. Gomes, o Técnico de Segurança do Trabalho, Wesley de Almeida Mendes. “A equipe tem a expectativa, de fazer o diferencial, apoiar e desenvolver ações em Saúde o Trabalhador, aspecto importante para a sociedade” comentou Diogo Cardoso.
Durante a reunião foi construído uma proposta de planejamento para o ano de 2012, onde foram traçados o plano de ação e estratégias a serem realizadas, bem como metas prazos e parcerias. As Referências Técnicas Municipais receberam um exemplar do manual “Construindo Ações de Saúde do Trabalhador no Âmbito das Superintendências e Gerências Regionais de Saúde” produzido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
Segundo o Diretor da GRS Ubá, Franklin Leandro Neto, “As diretrizes do eixo de planejamento foram a gestão da saúde do trabalhador, assistência na lógica das redes de saúde, a Vigilância em Saúde (Epidemiológica, Sanitária, Ambiental, Saúde do Trabalhador) Promoção e Controle Social”, e ressaltou, “para que a política da Saúde do Trabalhador funcione no município é necessário o apoio e entendimento por parte da gestão”.
A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da GRS Ubá, Ana Célia Jacinto, fez uma abordagem no Cenário das Notificações Compulsórias em Saúde do Trabalhador na microrregião de Ubá. “é fundamental o comprometimento em notificar os acidentes de trabalho, é o meio para alcançarmos melhorias assistenciais”.
Para a Referência Técnica em Saúde do Trabalhador, Ana Cláudia P. de Oliveira, “realizar o planejamento de ações, possibilita facilidades e organização no desenvolver dos trabalhos durante o determinado período. E complementou “a nova equipe do CEREST, proporcionará trabalharmos com vários segmentos, no qual a complexidade em Saúde do Trabalhador exige.”
Coordenadora do CEREST Ubá, Terezinha Vieira Porfírio, disse que: “construímos o planejamento junto com os municípios, de forma que facilitem as ações em Saúde do Trabalhador para o ano de 2012, e que tenhamos a base ao cobrar as metas e resultados destes”. Ressaltou também sobre a estruturação da equipe do CEREST, “a equipe é multiprofissional e contribuirá de forma significativa uma vez que visamos promover assistência integral aos trabalhadores do setor formal e informal com problemas de saúde relacionados ao trabalho, principalmente ao realizar as ações de vigilância e a disseminação de uma concepção que considere o trabalho como fator de saúde.”