O CEREST/Ubá - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ubá foi habilitado pela Portaria N° 72, de 20 de agosto de 2008, para realizar os procedimentos previstos na Portaria N°. 2.728, de 11 de novembro de 2009.

O CEREST/Ubá está habilitado para atender os vinte municípios desta Microrregião.

CEREST/UBÁ

"Representa a conquista de direitos da Saúde do Usuário, em especial dos Trabalhadores"


ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO CEREST/UBÁ-MG

ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO CEREST/UBÁ-MG

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Palestra educativa no Dia Mundial da Voz


  Cerca de 500 professores da Rede Municipal participaram da ação



O Dia Mundial da Voz, 16 de abril, teve uma programação especial em Ubá realizada pelo CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ubá). Cerca de 500 professoras da rede municipal de ensino participaram das palestras ministradas nos dias 19 e 20 de abril pelo fonoaudiólogo da Equipe do CEREST Adriano Avelino Ribeiro.


Na ocasião, cada participante recebeu o “Manual da voz, Questões para profissionais”, desenvolvido pelo Fonoaudiólogo e a Equipe do CEREST de Ubá, com instruções sobre o uso correto do principal instrumento do professor.  Se a voz não for bem utilizada, o trabalhador estará propenso a risco vocal, podendo evoluir para problemas graves.

            “Nossa voz transmite emoções, sensações e carrega o reflexo de nossa alma. Cuidar da voz, nem sempre é fácil, devemos nos atentar para cada detalhe que possa vir a ser comparado com sintomas de problemas vocais”, ressaltou Margareth Pereira Moura, Técnica de Enfermagem do CEREST Ubá.

            Durante a palestra, o Fonoaudiólogo Adriano explicou que “os exercícios que estamos ensinando são fundamentais para o cotidiano, devem ser praticados antes do expediente, realizando o aquecimento vocal que diminuirá as possibilidades de danos nas pregas vocais”, enfatizou Adriano.


Francisca Aparecida Bambino, professora da Educação Infantil na E.M. Prof. João Batista Rodrigues da Silva, disse que “Em outras ocasiões eu ouvi palestras sobre voz, e já consegui incorporar no meu dia-a-dia algumas dicas, como sempre comer uma maça ao dia. Com os exercícios que aprendemos hoje, pretendo iniciar no meu local de trabalho um grupo para fazer aquecimento vocal”.

Posteriormente, o CEREST também realizará o mesmo ciclo de palestras educativas com as escolas da rede estadual, na rede SUS, e com os fonoaudiólogos da Microrregião de Ubá.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Capacitação e Atualização em Imunização e Campanha de influenza A (H1N1)



A Secretaria Municipal de Saúde de Ubá, através do Setor de Imunização, em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST/Ubá, realizou nos dias 16 e 17 de abril uma capacitação e atualização em imunização, já abordando a campanha de influenza A (H1N1).

Segundo Andiara Rosa Marcello, coordenadora de Imunização, de acordo com o Sistema Nacional de Vigilância, é de extrema importância o preenchimento da ficha de efeitos adversos pós vacinal.  Este documento é para investigar e notificar reações adversas.

Foram montadas estratégias para realização da Campanha Nacional contra a Influenza A (H1H1), contando com a participação das equipes dos PSF’s, Policlínica e equipe da zona rural.
O Dia “D” será sábado, 5 de maio de 2012 no horário de 08h às 17h. Serão vacinada crianças de 6 meses a 2 anos incompletos, trabalhadores da área de saúde, gestantes, idosos acima de 60 anos e indígenas.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

CEREST VISITA SENAI UBÁ

No último dia 30 de março, a equipe do CEREST – Ubá realizou uma visita no SENAI – Ubá para ver os laboratórios de marcenaria e de mecânica em funcionamento.

A visita foi motivada pela necessidade de conhecer o processo de fabricação de móveis, além do maquinário em funcionamento.

SEMANA DE COMBATE E CONSCIENTIZAÇÃO DA LER/DORT


Com o objetivo de capacitar os profissionais que atuam na atenção básica de saúde sobre o que é LER/DORT, como identificar e agir diante de possíveis casos, fatores de risco, entre outros, o CEREST - Ubá realizou entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março a “Semana de Combate e Conscientização de LER/DORT”.

Tendo como público alvo as equipes que compõem as Unidades Básicas de Saúde da Família - UBSF do município de Ubá e Policlínica Regional de Ubá, além de fisioterapeutas das Clínicas de Fisioterapia conveniadas com o SUS no município e fisioterapeutas vinculados às prefeituras que compõem a microrregião de Ubá, o evento foi realizado em parceria com a Fundação Presidente Antônio Carlos – FUPAC/Ubá por meio do curso de Fisioterapia. Acadêmicos do curso de fisioterapia previamente capacitados, acompanhados pela equipe do CEREST- Ubá realizaram as seguintes atividades:  

Na segunda-feira, 27 de fevereiro, foram capacitados profissionais das UBSF’s Vila I, Vila II, Palmeiras e Santa Bernadete.

Na terça-feira, 28 de fevereiro, foram capacitados os fisioterapeutas vinculados às prefeituras que compõem a microrregião de Ubá, de abrangência do CEREST, além dos profissionais das UBSF’s Eldorado, Bom Pastor e Primavera.

Na quarta-feira, 29 de fevereiro, foram capacitados profissionais das equipes das UBSF’s Rural I e Rural II na sede do CEREST e os profissionais da Policlínica Regional de Ubá.

Na quinta-feira, 1º de março, foram capacitados profissionais das UBSF’s Peluso, São João, COHAB e Clínicas de Fisioterapia conveniadas com o SUS.

Na sexta-feira, 2 de março, foram capacitados profissionais das UBSF’s São Domingos, São Sebastião, Xangrilá, Colônia Padre Damião e Ponte Preta.

A organizadora do evento, a fisioterapeuta do CEREST Rafaela Silva Oliveira, ressalta que a ação desenvolvida foi muito proveitosa proporcionando a troca de conhecimento, onde os profissionais demonstraram grande interesse e atenção aos temas abordados.