O CEREST/Ubá - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ubá foi habilitado pela Portaria N° 72, de 20 de agosto de 2008, para realizar os procedimentos previstos na Portaria N°. 2.728, de 11 de novembro de 2009.

O CEREST/Ubá está habilitado para atender os vinte municípios desta Microrregião.

CEREST/UBÁ

"Representa a conquista de direitos da Saúde do Usuário, em especial dos Trabalhadores"


ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO CEREST/UBÁ-MG

ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO CEREST/UBÁ-MG

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Palestra educativa no Dia Mundial da Voz


  Cerca de 500 professores da Rede Municipal participaram da ação



O Dia Mundial da Voz, 16 de abril, teve uma programação especial em Ubá realizada pelo CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ubá). Cerca de 500 professoras da rede municipal de ensino participaram das palestras ministradas nos dias 19 e 20 de abril pelo fonoaudiólogo da Equipe do CEREST Adriano Avelino Ribeiro.


Na ocasião, cada participante recebeu o “Manual da voz, Questões para profissionais”, desenvolvido pelo Fonoaudiólogo e a Equipe do CEREST de Ubá, com instruções sobre o uso correto do principal instrumento do professor.  Se a voz não for bem utilizada, o trabalhador estará propenso a risco vocal, podendo evoluir para problemas graves.

            “Nossa voz transmite emoções, sensações e carrega o reflexo de nossa alma. Cuidar da voz, nem sempre é fácil, devemos nos atentar para cada detalhe que possa vir a ser comparado com sintomas de problemas vocais”, ressaltou Margareth Pereira Moura, Técnica de Enfermagem do CEREST Ubá.

            Durante a palestra, o Fonoaudiólogo Adriano explicou que “os exercícios que estamos ensinando são fundamentais para o cotidiano, devem ser praticados antes do expediente, realizando o aquecimento vocal que diminuirá as possibilidades de danos nas pregas vocais”, enfatizou Adriano.


Francisca Aparecida Bambino, professora da Educação Infantil na E.M. Prof. João Batista Rodrigues da Silva, disse que “Em outras ocasiões eu ouvi palestras sobre voz, e já consegui incorporar no meu dia-a-dia algumas dicas, como sempre comer uma maça ao dia. Com os exercícios que aprendemos hoje, pretendo iniciar no meu local de trabalho um grupo para fazer aquecimento vocal”.

Posteriormente, o CEREST também realizará o mesmo ciclo de palestras educativas com as escolas da rede estadual, na rede SUS, e com os fonoaudiólogos da Microrregião de Ubá.