O CEREST/Ubá - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ubá foi habilitado pela Portaria N° 72, de 20 de agosto de 2008, para realizar os procedimentos previstos na Portaria N°. 2.728, de 11 de novembro de 2009.

O CEREST/Ubá está habilitado para atender os vinte municípios desta Microrregião.

CEREST/UBÁ

"Representa a conquista de direitos da Saúde do Usuário, em especial dos Trabalhadores"


ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO CEREST/UBÁ-MG

ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO CEREST/UBÁ-MG

sexta-feira, 3 de junho de 2011

SAÚDE DO TRABALHADOR EM FOCO NA MICRORREGIÃO DE UBÁ



Por CEREST/UBÁ
25/03/2011 17:30

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ubá (CEREST), juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e a Gerência Regional de Saúde de Ubá recebeu nesta quarta-feira, 23, a visita técnica da Diretoria Estadual de Saúde do Trabalhador da SES/MG, representada pela Diretora Elice Eliane Nobre Ribeiro e Marcela de Larcerda Alexandrino, Referência Técnica da área, em parceria com a Direção e Referência Técnica de Saúde do Trabalhador da GRS Ubá, Franklin Leandro Neto.
A reunião técnica teve como objetivo, o monitoramento do convênio nº. 2964/2000 que possui como objeto a implantação da Política de Saúdedo Trabalhador em Minas Gerais, e o objetivo geral do convênio é otimizar e ampliar as ações de vigilância em saúde do trabalhador no estado de Minas Gerais.
Participaram do encontro, Gestor Municipal de Ubá, Coordenação e equipe do CEREST, Coordenação da Epidemiologia, da Atenção Primária, da Saúde bucal, da Saúde Mental, Gerente de Divisão de Planejamento e Gestão e Conselho Municipal de Saúde e representantes de instituições hospitalares.
Elice Eliane comentou sobre a importância das notificações dos agravos relacionado a Saúde do Trabalhador. “É importante não apenas notificar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, mas também detectar as causas do agravo, e assim subsidiar ações de prevenção, promoção e vigilância em Saúde do Trabalhador” disse.
Ressaltou também o papel do município e das Unidades Sentilenas na prevenção dos acidentes. “O município após identificar os agravos de Notificação Compulsória, tem um papel fundamental de intervir juntamente com as diversas parcerias para prevenção destes acidentes”. “Assim como as Unidades Sentinelas além de notificar os agravos têm o papel de vigilância”, comentou.
O Diretor e Referência Técnica de Saúde do Trabalhador da GRS/UBÁ, Franklin Leandro Neto, expressou assim os resultados da reunião: “Foi de grande importância a construção coletiva de um plano de ação para a implementação e efetivação das ações de Saúde do Trabalhador no município e na Microrregião de Ubá, além de fortalecer parcerias”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário