O CEREST/Ubá - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ubá foi habilitado pela Portaria N° 72, de 20 de agosto de 2008, para realizar os procedimentos previstos na Portaria N°. 2.728, de 11 de novembro de 2009.

O CEREST/Ubá está habilitado para atender os vinte municípios desta Microrregião.

CEREST/UBÁ

"Representa a conquista de direitos da Saúde do Usuário, em especial dos Trabalhadores"


ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO CEREST/UBÁ-MG

ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO CEREST/UBÁ-MG

sexta-feira, 26 de abril de 2013

28 de Abril - “Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho e Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho”

 


          No dia 28 de abril é comemorado o dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Relacionadas ao Trabalho e Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalhador. A data foi escolhida em razão de um acidente ocorrido nos Estados Unidos no ano de 1969, que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia. A OIT (Organização Internacional do Trabalho), desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador. No Brasil, este dia foi instituído pela Lei nº 11.121 em maio de 2005.

A OIT estima que os acidentes e doenças do trabalho ainda mantém cerca de dois milhões de trabalhadores por ano em todo mundo. As mortes em consequência das doenças relacionadas ao trabalho são da ordem de 1,6 milhão, enquanto os acidentes de trabalho matam 360 mil. Do total de trabalhadores mortos, 12 mil são crianças.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Previdência Social, em 2010 foram registrados 709.474 acidentes de trabalho, com o registro de 2.753 mortes. Já em 2011, os números foram superiores: 711.164 registros de acidentes de trabalho, com 2.884 mortes.

Segundo a classificação da OIT, o Brasil ocupa a quarta colocação em acidentes de trabalho no mundo. Infelizmente, esses dados não correspondem à realidade, por mais alarmantes que sejam, pois refletem apenas o que acontece com os trabalhadores no mercado formal de trabalho, excluindo destes dados, os trabalhadores informais, que representam um número significativo.

A ausência de uma prevenção adequada das doenças profissionais reflete negativamente não somente nos trabalhadores e suas famílias, mas também em toda a sociedade devido aos custos gerados, principalmente em relação à perda de produtividade e a sobrecarga dos sistemas de seguridade social. A prevenção se torna mais eficaz e menos custosa que o tratamento e a reabilitação. 

Diante disto, o CEREST Ubá, cumprindo com seu papel de promover, proteger e recuperar a saúde dos trabalhadores,  estará realizando durante o mês de maio de 2013, ações de prevenção e promoção da saúde, na busca de sensibilizar os trabalhadores e gestores em relação a esta data e levá-los a refletir sobre a prevenção e promoção de ambientes de trabalho saudáveis e sem acidentes. O apoio e a participação maior e consciente da sociedade nesta luta  é fundamental.

 

CEREST Ubá- Respeito e cuidado com o Trabalhador.