O CEREST/Ubá - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ubá foi habilitado pela Portaria N° 72, de 20 de agosto de 2008, para realizar os procedimentos previstos na Portaria N°. 2.728, de 11 de novembro de 2009.

O CEREST/Ubá está habilitado para atender os vinte municípios desta Microrregião.

CEREST/UBÁ

"Representa a conquista de direitos da Saúde do Usuário, em especial dos Trabalhadores"


ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO CEREST/UBÁ-MG

ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO CEREST/UBÁ-MG

quarta-feira, 30 de maio de 2012

CEREST/Ubá realiza palestra para enfermeiros no HSVP

  
Em comemoração à Semana da Enfermagem (08 a15 de maio 2012), a Prefeitura de Ubá promoveu o Seminário sobre a Importância da Prevenção de Acidentes de Trabalho e dos Agravos à Saúde do Trabalhador de Notificação Compulsória, através do CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador/Ubá). O evento aconteceu no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), visando informar e conscientizar  os trabalhadores da Saúde de Ubá, quanto à importância de trabalhar com segurança, prevenção e saúde.



“O Seminário teve como objetivo difundir o conhecimento especializado a respeito das causas, conseqüências e medidas preventivas concretas, a fim de  subsidiar a implementação de uma política pública permanente voltada à promoção da saúde e da segurança no trabalho”, informou a referência técnica em Saúde do Trabalhador do CEREST/Ubá Terezinha Vieira Porfírio de Souza.

O evento ocorreu no Auditório do Hospital São Vicente de Paulo e teve como público alvo os Profissionais de Saúde, Técnicos de Segurança do Trabalho, Profissionais do setor de Recurso Humanos, Ambulatório e demais interessados no assunto, contando com a participação de 49 profissionais.

Abrindo a programação, a enfermeira Terezinha falou acerca da “Atuação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ubá (CEREST/Ubá)”; Alessandra da Silva Condé, Técnica de Enfermagem  – CEREST/UBÁ esclareceu sobre a “Importância das Notificações Compulsórias relacionadas à Saúde do Trabalhador”.

Posteriormente, foi transmitido aos ouvintes um vídeo denominado “Hospital Doente” demonstrando os riscos que os profissionais da saúde que atuam no ambiente hospitalar estão sujeitos na rotina diária. Através deste, introduziu-se a palestra da Enfermeira – Coordenadora do Setor de Epidemiologia VEA/SMS/Ubá, Simone Maria Pedro falou sobre “Recomendações para Risco de exposição a materiais biológicos e Pérfuro-cortante no ambiente Hospitalar”. Rafaela Silva Oliveira, Fisioterapeuta – CEREST/Ubá proferiu sobre “Prevenção de LER/DORT no Ambiente de Trabalho”; e finalizando,  Adriano Avelino Ribeiro, Fonoaudiólogo – CEREST/Ubá, sobre “A Importância da Comunicação do Profissional no Serviço de Saúde”.

Concluindo o evento, a equipe do CEREST passou um vídeo em homenagem aos profissionais de enfermagem presentes. A organizadora do evento, a enfermeira Maria Augusta Coutinho de Andrade Oliveira, ressalta sobre a importância da realização deste junto ao CEREST: “Acredito na Educação Continuada como uma grande ferramenta para as mudanças de hábito e melhoria da qualidade da assistência. É através das parcerias que podemos trabalhar de uma forma mais integrada com os diversos profissionais da saúde”.


Márcia Valéria dos Santos, Técnica de Enfermagem relatou "Gostei muito quando sugeriram fazer uma ligação para o paciente de alta e também para antes de entrarmos em campo observar se estamos aptos a trabalhar, principalmente se nossas roupas estão adequadas"; e Íris Maria de Moura, Auxiliar de Enfermagem, destacou "Eu acho muito importante estes tipos de palestras; gostei dos depoimentos e da importância de redobramos os cuidados para evitarmos os acidentes no trabalho."