O CEREST/Ubá - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ubá foi habilitado pela Portaria N° 72, de 20 de agosto de 2008, para realizar os procedimentos previstos na Portaria N°. 2.728, de 11 de novembro de 2009.

O CEREST/Ubá está habilitado para atender os vinte municípios desta Microrregião.

CEREST/UBÁ

"Representa a conquista de direitos da Saúde do Usuário, em especial dos Trabalhadores"


ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO CEREST/UBÁ-MG

ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO CEREST/UBÁ-MG

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

CONVITE: ENCONTRO DO PROJETO “UNINDO FORÇAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DOS TRABALHADORES DAS INDÚSTRIAS DE UBÁ”

  
Como parte das ações voltadas à Saúde do Trabalhador e visando a capacitação de profissionais da área de Saúde e Segurança do Trabalho, a Prefeitura Municipal de Ubá, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador/Ubá em parceria com a Vigilância Epidemiológica e Ambiental, realizará no dia 04 de novembro de 2011, a apresentação do Projeto “Unindo Forças para a Promoção da Saúde dos Trabalhadores das Indústrias de Ubá”, na Câmara Municipal de Ubá-situado a Rua Santa Cruz nº 301.
O evento está em conformidade com a portaria Nº 2.728, DE 11 DE Novembro de 2009, que dispõe sobre a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) e dá outras providências.

Público Alvo:
Técnicos de Segurança do Trabalho
Profissionais do setor de Recursos Humanos

Clique aqui para realizar sua inscrição.

Programação:

7h30 - Credenciamento com entrega do material

8h-8h20 - Apresentação do Setor de Vigilância Epidemiológica e Ambiental;
- Apresentação do Projeto “Unindo Forças para a Promoção da Saúde dos Trabalhadores das Indústrias de Ubá.  
Palestrante - Simone Maria Pedro Enfermeira - Coordenadora Setor de Epidemiologia VEA/SMS/Ubá

8h20-9h - Dengue: “Redução de perdas com aplicação de métodos preventivos”
Palestrante - João de Souza Lima - Supervisor da Seção de Controle de Zoonoses/SMS/Ubá

9h-9h20 - Intervalo e Coffee Breack

9h20-9h50 - Importância da vacinação, no combate às doenças e na melhoria da qualidade de vida dos colaboradores.
Palestrante - Andiara Rosa M. Soares - Enfermeira - Coordenadora Setor de Imunização SMS/Ubá

9h50-10h20 - Apresentação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ubá (CEREST /Ubá).
Palestrante - Terezinha Vieira Porfírio de Souza - Enfermeira – Ref. Téc. em Saúde do Trabalhador CEREST/Ubá

10h20-10h50 - Agravos à Saúde do Trabalhador de Notificação Compulsória / fichas de notificação de Acidente de Trabalho Grave
Palestrante - Alessandra da Silva Condé - Técnica de Enfermagem – CEREST/Ubá

10h50-11h30 - DST/ Aids : “O maior risco é você pensar que não corre o risco de contrair”.
Palestrante - Denise Almeida Lamas - Enfermeira/Epidemiologia /EA/SMS/Ubá

Apoio:

 

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

GRS, CEREST e Vigilância Epidemiológica de Ubá realizam Oficina



por Lucimar Moura
20/10/2011 11:00

A Secretaria Municipal de Saúde de Ubá em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de (CEREST/Ubá), Vigilância Epidemiológica Municipal e a Gerência Regional de Saúde de Ubá realizaram  nos dias 17 e 18 de outubro, a Oficina de Implantação dos Protocolos de Acidentes de Material Biológico e Perfuro- Cortante e Acidente de Trabalho Grave, Fatais, com Crianças e Adolescentes. O intuito foi de implementar  ações voltadas à Saúde do Trabalhador e capacitar os profissionais da área de saúde do município de Ubá.
No primeiro dia do evento, participaram médicos, ondotólogos, fisioterapeutas e enfermeiros. Contou também com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Claudio Ponciano. O ultimo dia destinou-se aos Técnicos de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde.
“O CEREST vem concretizando um trabalho significativo. Essa capacitação virá colocar a questão da Saúde do Trabalhador no município, sendo condicionante e determinante na saúde do usuário”. Comentou Claudio Ponciano.
A Referência Técnica em Saúde do Trabalhador do CEREST/Ubá, Terezinha Vieira Porfírio de Souza, informou sobre a contextualização da Política de Saúde do Trabalhador “a atenção primária é a porta de entrada de todo sistema, incluindo a Saúde do Trabalhador, é necessário sensibilizar e capacitar os profissionais para  terem condições de diagnosticar os agravos a Saúde do Trabalhador”.                  
Para o médico, Jorge Sobral Venâncio, ”a Saúde do Trabalhador na atenção primária é uma ferramenta de informação de situação atual do trabalhador junto ao Sistema Único de Saúde (SUS)”.
O Diretor da GRS Ubá e Referencia Técnica Regional em Saúde do Trabalhador, Franklin Leandro Neto, ratificou a importância da Atenção Primária a Saúde (APS) como articuladora e organizadora da Rede de Atenção Integral à Saúde no SUS “portanto para que a APS seja a porta entrada do trabalhador na rede SUS é necessário incentivo permanente na qualificação dos profissionais, na perspectiva da vigilância em saúde do trabalhador”disse.
“É importante na abordagem do paciente, entender o motivo da causa da doença do trabalhador e, mediante a isso, realizar a notificação, para que de certa forma nós profissionais de saúde atuemos para esse fim. Sem dúvida a prevenção é o melhor encargo social. Explicou o fisioterapeuta Geovane E. Guidini Lima.
A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Ambiental do município, Simone Maria Pedro, realizou a apresentação do fluxo do atendimento ao acidentado com material biológico, e perfuro-cortante do Trabalhador da Saúde da Prefeitura Municipal de Ubá.
Para a ondotóloga, Denise Bressan E. Câncio, existem dificuldades em se fazer o atendimento adequado ao acidentado “o trabalho na saúde bucal possui um alto risco de contaminação de material biológico diariamente, no contato com os instrumentos e outros fatores que possam acarretar acidentes de trabalho. A falta de informação é  o que nos impede em certos momentos em realizar os procedimentos adequados, e a  capacitação nos auxilia em conhecer o fluxo de encaminhamento nos casos de acidentes”.
“As condutas imediatas que devem ser tomadas após o acidente são: o cuidado com a área afetada, lavar abundantemente. Uma vez identificando a fonte de contaminação, o paciente deve solicitar autorização para a coleta de material necessário para fazer exames, como HIV e Hepatite Viral. Não sendo possível saber a fonte de contaminação, o acidentado deve procurar o serviço de atendimento de saúde para ser medicado o mais rápido possível de forma adequada e ter cartão de vacina atualizado e em mãos” alertou Simone.
 A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da GRS Ubá, Ana Célia Jacinto, ressaltou o papel das unidades sentinelas na notificação dos agravos a Saúde do Trabalhador e o cenário das notificações em Ubá. “As unidades sentinelas, trata-se de unidades de saúde que identificam, investigam e notificam, quando confirmados, os casos de doenças, agravos e/ou acidentes relacionados ao trabalho. É fundamental o comprometimento em notificar os acidentes de trabalho, para que possam ser ”alcançadas melhorias assistências”. Disse.
A Coordenadora de Imunização da Secretária Municipal de Ubá, Andiara Rosa M. Soares, apresentou o Projeto de Imunização Unindo Forças para a Promoção da Saúde dos Trabalhadores das Indústrias de Ubá “O projeto é uma parceria com a Epidemiologia municipal e o CEREST, que tem como o objetivo realizar visitas nas empresas de Ubá e informá-las sobre os procedimentos adequados referentes a vacinação de colaboradores e também o uso do cartão espelho, contendo as orientações das doses vacinas, permitindo um acompanhamento prático”. Explicou.
A Técnica de Enfermagem (CEREST/Ubá), Alessandra da Silva Condé, abordou os cuidados e responsabilidades ao preencher as fichas de notificação de Agravos em Saúde do Trabalhador, por meio do SINAN-NET (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). “É necessário a qualidade na notificação, contendo veracidade das informações, precisamos dar transparência a essa informações.”.
 Para a enfermeira Teresa Cristina Costa, “As informações passadas nessa capacitação é de grande importância, porém tornará válida na medida em que operacionalizá-las, é com, essa visão que buscaremos melhorias para saúde do trabalhador”. 
 Em apoio a campanha mundial “Outubro Rosa” a GRS, o CEREST e a Secretaria Municipal de Ubá, aproveitando o momento, informaram sobre a importância de mobilizar e conscientizar as mulheres do diagnostico precoce e o tratamento do Câncer de Mama. Ressaltando a relevância da participação de todos para sensibilização dessa causa.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA CURSO PARA SERVIDORES

por Assessoria de Comunicação da PMU
13/10/2011 11:00
A Prefeitura de Ubá, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador/Ubá (CEREST/Ubá) e da Vigilância Epidemiológica e Ambiental, e em parceria com a Gerencia Regional de Saúde (GRS), realizará nos dias 17 e 18 de outubro de 2011, a oficina de Implantação dos Protocolos de Acidente de Material Biológico e Pérfuro-Cortante e Acidente de Trabalho Grave, Fatais, com Crianças e Adolescente, no auditório da GRS Ubá.
O evento está em conformidade com a portaria Nº 2472 de 31 de agosto de 2010, que dispõe sobre notificação compulsória de agravos relacionados à Saúde do Trabalhador em rede de serviços – sentinela específica no Sistema Único de Saúde, que tem como objetivo dar início ao processo de notificações destes acidentes nas unidades sentinelas do município de Ubá.

SERVIDORES

DIA 17 DE OUTUBRO:     Médicos e Enfermeiros da ESF

DIA 18 DE OUTUBRO: Técnicos de Enfermagem e 02 ACS de cada unidade de ESF (selecionados pelo Enfermeiro coordenador da unidade)




PROGRAMAÇÃO – 17 E 18 DE OUTUBRO


7h30

 - Credenciamento com entrega do material  


  8h-8h30
- Contextualização da Política de Saúde do Trabalhador

Terezinha Vieira Porfírio de Souza
Enfermeira – Ref. Téc. em Saúde do Trabalhador CEREST/Ubá

8h30-9h20
- Protocolos de acidentes graves, fatais e com crianças e adolescentes e Fluxogramas

Franklin Leandro Neto
Diretor GRS/Ubá
 
9h20-9h50
- Apresentação do fluxo material biológico e Pérfuro-cortante

Simone Maria Pedro
Enfermeira - Coordenadora Setor de Epidemiologia VEA/SMS/Ubá

9h50-10h20
- O papel das unidades sentinelas na notificação dos agravos a Saúde do Trabalhador e o cenário das notificações em Ubá

Ana Célia Jacinta
Coordenadora Vig. Epidemiológica GRS/Ubá

10h20-10h50
- Apresentação do Projeto de Imunização: “Unindo forças para a Promoção da Saúde dos Trabalhadores das Indústrias de Ubá”
Andiara Rosa M. Soares
Enfermeira - Coordenadora Setor de Imunização SMS/Ubá
10h50-11h30
- Trabalho de grupo Sinan-Net/preenchimento das fichas de notificação de Acidente de Trabalho Grave
- Apresentações dos trabalhos

Alessandra da Silva Condé
Técnica de Enfermagem – CEREST/Ubá
Ana Célia Jacinta
Coordenadora Vig. Epidemiológica GRS/Ubá