O CEREST/Ubá - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ubá foi habilitado pela Portaria N° 72, de 20 de agosto de 2008, para realizar os procedimentos previstos na Portaria N°. 2.728, de 11 de novembro de 2009.

O CEREST/Ubá está habilitado para atender os vinte municípios desta Microrregião.

CEREST/UBÁ

"Representa a conquista de direitos da Saúde do Usuário, em especial dos Trabalhadores"


ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO CEREST/UBÁ-MG

ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO CEREST/UBÁ-MG

sexta-feira, 3 de junho de 2011

UBÁ PROMOVE FÓRUM DO CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE DO TRABALHADOR




Por Lucimar Moura
03/05/2011 11:30

Com o objetivo de esclarecer à sociedade civil e organizada sobre a Política de Saúde do Trabalhador, mostrar os trabalhos desempenhados pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST Ubá), e o fortalecimento do controle social para adoção de medidas de planejamentos das ações da Saúde do Trabalhador no município e na microrregião de Ubá, visando a estruturação da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador-(CIST), no ultimo sábado (30) aconteceu o I Fórum do Controle Social em Saúde do Trabalhador de Ubá. O evento realizado na Câmara Municipal de Ubá, foi organizado pelo CEREST/Ubá  em parceria com a Prefeitura, Secretaria de Saúde e o Conselho de Saúde do município.

A CIST trata-se de uma comissão intersetorial que pode ser composta por todos os seguimentos da sociedade, cujo papel é propor, acompanhar, fiscalizar e avaliar a política de Saúde do Trabalhador desenvolvida no município, desde o planejamento e estabelecimento de prioridades, controle permanente da aplicação dos recursos, e a participação na atividade de vigilância em saúde até a avaliação das ações realizadas.

O Coordenador Geral Adjunto de Saúde do Trabalhador do Ministério de Saúde, Roque Manoel Perusso Veiga Ministrou sobre o Panorama do Trabalhador no Brasil, diretrizes e estratégias da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, e destacou “É necessário a promoção da saúde e a prevenção de doenças relacionadas ao trabalho e vigilância em saúde”, conta. Indicou, ainda, fatores determinantes que envolvem o bem estar do trabalhador. “A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes na qualidade de vida do trabalhor relacionado à alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambiente, trabalho, renda, educação, transporte, lazer e o acesso a bens e serviços essências”.

A Diretora Estadual em Saúde do Trabalhador, Elice Eliane N. Ribeiro, comentou sobre a Política Estadual de Saúde do Trabalhador em Minas Gerais. Ela mostrou os pontos fundamentais para enfrentar os desafios na Saúde do trabalhador “é necessário união, para pensarmos na ação de saúde, determinação para obter foco no planejamento, confiança de que todas os atores envolvidos cumprem o seu papel, e ousadia, para pensar juntos nas melhorias e em novas parcerias e é claro ter paixão pelo trabalho”, ressaltou.

O Coordenador Nacional de Plenária do Conselho Estadual de Saúde (CES/SP), Arnaldo Marcolino, abordou sobre o Controle Social em Saúde do Trabalhador e o papel da Comissão CIST. E frisou a importância da participação social na realização de políticas que envolvam melhorias aos trabalhadores. “O cidadão tem o direito de cobrar por mudanças, mas também cabe a ele participar de reuniões, conselhos como a CIST, além de envolver-se nas questões sociais, para que junto com os profissionais na área desempenham planos e estratégias. O cidadão não deve ser paciente e sim um agente social”, comentou.

O Mestre em Saúde Pública e Professor Assistente da Política e Planejamento de Saúde e Segurança do Trabalho da UFMG, Virgílio Baião Carneiro, discutiram sobre a Saúde do Trabalhador e Assistência Médica de Empresas no Brasil. “Existem grande empresas que possuem uma organização excelente, relacionada à saúde do trabalhor, mas muitas empresas ainda principalmente as médias e pequenas é deficiente nesta questão. Há necessidade de fiscalização para que essas tomem as medidas adequadas”, disse. 

Ressaltou também a importância do profissional de saúde ao realizar o diagnóstico “é necessário, ao fazer atendimento, o profissional de saúde ter um olhar diferenciado, de forma que identifique se a causas de saúde do paciente esta relacionada ao trabalho. Melhorando na coleta dos dados, é provável que tenhamos uma estatística de agravos envolvidos ao ambiente de trabalho atualizado e real, de forma que nos permita visualizar o problema, e avaliarmos estratégias para corrigir”, complementou.

O Diretor da Gerência Regional de Ubá, Franklin Leandro Neto, foi moderador da mesa de debate, que no momento fez a avaliação sobre o evento. “A realização desse fórum superou as expectativas. O evento pode ser considerado um presente aos trabalhadores, que se informaram sobre o trabalho realizado na saúde do trabalhador no município, conhecendo o papel das CEREST e do Conselho de Saúde, de forma que tornem-se parceiros em prol a Saúde do Trabalhador”, expressou.

O Secretário Municipal de Saúde Cláudio Ponciano, comentou: “O CEREST nos deu oportunidade de mostrar profundamente o trabalho realizado a todos os presentes, e creio que a partir disso ampliaremos a articulação e fortalecimento da Saúde do Trabalhador no nosso município”.

O assessor Técnico da Secretaria de Saúde, Thiago de Castro, reforçou ao compromisso com a Saúde do Trabalhador. “Certamente levaremos o tema da Saúde do Trabalhador nos Conselhos e reuniões. É fundamental a construção da Política de Saúde do Trabalhador e queremos que a CIST seja efetivada e com representantes de toda sociedade”. Argumentou.

Para a Coordenadora do CEREST Ubá Terezinha Vieira P. de Souza o evento atingiu o objetivo proposto. “Nossa intenção foi de fortalecer as questões relativas à Saúde do Trabalhador dar visibilidade ao nosso trabalho a sociedade e conquistar novas parcerias”.

Ao final do evento foi apresentada uma nota Técnica, sugerida pelo Diretor Franklin, contendo as propostas do fórum e as ações que deverão ser cumpridas pelo CEREST em 2011. Foi citado, a utilização dos meios de comunicação e a mídia para maior visibilidade ao papel do CEREST em Ubá e na Microrregião. Melhorar a localização do CEREST tanto na estruturação física quanto na acessibilidade especialmente em aquisição de sede própria e cumprimento do plano anual de ações aprovadas em CIB micro e no Conselho Municipal de Saúde e avaliação das metas.
Participaram do evento representantes de instituições públicas e privadas, governamentais e não governamentais, profissionais na área de Saúde do Trabalhador da Sociedade civil organizada, e trabalhadores dos diversos ramos de atividade. E a Gerência Regional de Saúde Ubá também marcou presença fortalecendo a parceria e compromisso com a Saúde do Trabalhador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário