O CEREST/Ubá - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ubá foi habilitado pela Portaria N° 72, de 20 de agosto de 2008, para realizar os procedimentos previstos na Portaria N°. 2.728, de 11 de novembro de 2009.

O CEREST/Ubá está habilitado para atender os vinte municípios desta Microrregião.

CEREST/UBÁ

"Representa a conquista de direitos da Saúde do Usuário, em especial dos Trabalhadores"


ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO CEREST/UBÁ-MG

ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO CEREST/UBÁ-MG

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito - Contribuições - URGENTE


Por: CEREST/Ubá
08/06/2011 11:55
A Assembléia Geral das Nações Unidas, através de Resolução A/64/L44, publicada no dia 02 de março de 2010, proclamou o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança Viária".
A resolução recomenda aos países membro a elaboração de um plano diretor para guiar as ações nessa área no decênio, tendo como meta de estabilizar e reduzir os acidentes de trânsito em todo o mundo e foi elaborada com base em estudos da Organização Mundial de Saúde que estimou, em 2009, cerca de 1,3 milhões de mortes por acidente de trânsito em 178 países. De acordo com os estudos da OMS o Brasil aparece em 5º lugar entre os países recordistas em acidentes de trânsito precedido pela Índia, China, EUA e Rússia.
Em atendimento à recomendação da Organização das Nações Unidas o ministro das Cidades, Mário Negromonte e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançaram dia 11 de maio de 2011 o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito - Um Pacto pela Vida, que tem como objetivo de buscar o engajamento dos poderes executivo, legislativo e judiciário, nos três níveis de governo, e da sociedade civil na redução dos acidentes e violência no trânsito.
Um dos principais objetivos do Pacto Nacional é a construção do Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária para a Década 2011-2020.
Nesse sentido, o Comitê Nacional de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito, instituído pelo Decreto Presidencial de 19 de setembro de 2007, reuniu-se para discutir e elaborar uma proposta preliminar do plano brasileiro. Essa proposta apresenta um conjunto articulado de medidas intersetoriais, através das quais se estabelecem ações, metas e cronogramas de execução, visando a redução de acidentes e mortes no trânsito.
Considerando que reunião ordinária do Comitê Nacional deverá acontecer dias 06 e 07 de julho, para analise de novas propostas para compor o Plano Nacional, informamos que os interessados em apresentar sugestões podem encaminhá-las, ao Denatran, coordenador do Comitê, através do endereço eletrônico planodecadadotransito@cidades.gov.br, até 30 de junho de 2011. As sugestões encaminhadas poderão ser divulgadas através desta página, se solicitado pelo proponente.
Informamos, ainda, que está previsto a realização de audiências públicas no mês de julho (datas serão informadas oportunamente) para discussão da proposta final do Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária para a Década 2011-2020.

Email enviado ao CEREST/Ubá em 08 de junho de 2011 por:
Luciana de Assis Amorim
Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador
Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador
Secretaria de Vigilância em Saúde
Ministério da Saúde
SCS Qd. 4 Bl. A - Edifício Principal 5°andar
CEP: 70304-000 Brasília – DF
(61)3213-8477

sexta-feira, 3 de junho de 2011

UBÁ PROMOVE FÓRUM DO CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE DO TRABALHADOR




Por Lucimar Moura
03/05/2011 11:30

Com o objetivo de esclarecer à sociedade civil e organizada sobre a Política de Saúde do Trabalhador, mostrar os trabalhos desempenhados pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST Ubá), e o fortalecimento do controle social para adoção de medidas de planejamentos das ações da Saúde do Trabalhador no município e na microrregião de Ubá, visando a estruturação da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador-(CIST), no ultimo sábado (30) aconteceu o I Fórum do Controle Social em Saúde do Trabalhador de Ubá. O evento realizado na Câmara Municipal de Ubá, foi organizado pelo CEREST/Ubá  em parceria com a Prefeitura, Secretaria de Saúde e o Conselho de Saúde do município.

A CIST trata-se de uma comissão intersetorial que pode ser composta por todos os seguimentos da sociedade, cujo papel é propor, acompanhar, fiscalizar e avaliar a política de Saúde do Trabalhador desenvolvida no município, desde o planejamento e estabelecimento de prioridades, controle permanente da aplicação dos recursos, e a participação na atividade de vigilância em saúde até a avaliação das ações realizadas.

O Coordenador Geral Adjunto de Saúde do Trabalhador do Ministério de Saúde, Roque Manoel Perusso Veiga Ministrou sobre o Panorama do Trabalhador no Brasil, diretrizes e estratégias da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, e destacou “É necessário a promoção da saúde e a prevenção de doenças relacionadas ao trabalho e vigilância em saúde”, conta. Indicou, ainda, fatores determinantes que envolvem o bem estar do trabalhador. “A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes na qualidade de vida do trabalhor relacionado à alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambiente, trabalho, renda, educação, transporte, lazer e o acesso a bens e serviços essências”.

A Diretora Estadual em Saúde do Trabalhador, Elice Eliane N. Ribeiro, comentou sobre a Política Estadual de Saúde do Trabalhador em Minas Gerais. Ela mostrou os pontos fundamentais para enfrentar os desafios na Saúde do trabalhador “é necessário união, para pensarmos na ação de saúde, determinação para obter foco no planejamento, confiança de que todas os atores envolvidos cumprem o seu papel, e ousadia, para pensar juntos nas melhorias e em novas parcerias e é claro ter paixão pelo trabalho”, ressaltou.

O Coordenador Nacional de Plenária do Conselho Estadual de Saúde (CES/SP), Arnaldo Marcolino, abordou sobre o Controle Social em Saúde do Trabalhador e o papel da Comissão CIST. E frisou a importância da participação social na realização de políticas que envolvam melhorias aos trabalhadores. “O cidadão tem o direito de cobrar por mudanças, mas também cabe a ele participar de reuniões, conselhos como a CIST, além de envolver-se nas questões sociais, para que junto com os profissionais na área desempenham planos e estratégias. O cidadão não deve ser paciente e sim um agente social”, comentou.

O Mestre em Saúde Pública e Professor Assistente da Política e Planejamento de Saúde e Segurança do Trabalho da UFMG, Virgílio Baião Carneiro, discutiram sobre a Saúde do Trabalhador e Assistência Médica de Empresas no Brasil. “Existem grande empresas que possuem uma organização excelente, relacionada à saúde do trabalhor, mas muitas empresas ainda principalmente as médias e pequenas é deficiente nesta questão. Há necessidade de fiscalização para que essas tomem as medidas adequadas”, disse. 

Ressaltou também a importância do profissional de saúde ao realizar o diagnóstico “é necessário, ao fazer atendimento, o profissional de saúde ter um olhar diferenciado, de forma que identifique se a causas de saúde do paciente esta relacionada ao trabalho. Melhorando na coleta dos dados, é provável que tenhamos uma estatística de agravos envolvidos ao ambiente de trabalho atualizado e real, de forma que nos permita visualizar o problema, e avaliarmos estratégias para corrigir”, complementou.

O Diretor da Gerência Regional de Ubá, Franklin Leandro Neto, foi moderador da mesa de debate, que no momento fez a avaliação sobre o evento. “A realização desse fórum superou as expectativas. O evento pode ser considerado um presente aos trabalhadores, que se informaram sobre o trabalho realizado na saúde do trabalhador no município, conhecendo o papel das CEREST e do Conselho de Saúde, de forma que tornem-se parceiros em prol a Saúde do Trabalhador”, expressou.

O Secretário Municipal de Saúde Cláudio Ponciano, comentou: “O CEREST nos deu oportunidade de mostrar profundamente o trabalho realizado a todos os presentes, e creio que a partir disso ampliaremos a articulação e fortalecimento da Saúde do Trabalhador no nosso município”.

O assessor Técnico da Secretaria de Saúde, Thiago de Castro, reforçou ao compromisso com a Saúde do Trabalhador. “Certamente levaremos o tema da Saúde do Trabalhador nos Conselhos e reuniões. É fundamental a construção da Política de Saúde do Trabalhador e queremos que a CIST seja efetivada e com representantes de toda sociedade”. Argumentou.

Para a Coordenadora do CEREST Ubá Terezinha Vieira P. de Souza o evento atingiu o objetivo proposto. “Nossa intenção foi de fortalecer as questões relativas à Saúde do Trabalhador dar visibilidade ao nosso trabalho a sociedade e conquistar novas parcerias”.

Ao final do evento foi apresentada uma nota Técnica, sugerida pelo Diretor Franklin, contendo as propostas do fórum e as ações que deverão ser cumpridas pelo CEREST em 2011. Foi citado, a utilização dos meios de comunicação e a mídia para maior visibilidade ao papel do CEREST em Ubá e na Microrregião. Melhorar a localização do CEREST tanto na estruturação física quanto na acessibilidade especialmente em aquisição de sede própria e cumprimento do plano anual de ações aprovadas em CIB micro e no Conselho Municipal de Saúde e avaliação das metas.
Participaram do evento representantes de instituições públicas e privadas, governamentais e não governamentais, profissionais na área de Saúde do Trabalhador da Sociedade civil organizada, e trabalhadores dos diversos ramos de atividade. E a Gerência Regional de Saúde Ubá também marcou presença fortalecendo a parceria e compromisso com a Saúde do Trabalhador.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O I FÓRUM DO CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE DO TRABALHADOR DE UBÁ


Por CEREST/Ubá
13/04/2011 11:00

Para o melhor enfrentamento das questões que envolvem a Saúde do Trabalhador, o CEREST/Ubá (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) tem como um dos seus objetivos, estimular o fortalecimento do controle social no âmbito da Saúde do Trabalhador junto ao SUS. Com a estratégia de garantir a participação dos trabalhadores e seus representantes na formulação e no acompanhamento da execução e avaliação da política de saúde, respeitadas as instâncias de controle social do SUS, o CEREST/Ubá firmou uma parceria com o Conselho Municipal de Saúde para a estruturação do I Fórum do Controle Social em Saúde do Trabalhador que terá como tema: O Papel da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador – CIST.

ABERTURA
13 de abril de 2011

IMPORTANTE: As inscrições serão realizadas na Sede do CEREST/Ubá até o dia 28 de abril de 2011.

Data do evento: 30 de Abril de 2011.

Local: Câmara Municipal de Ubá.
Endereço: Rua Santa Cruz, 301 - Centro - Ubá - Minas Gerais
Horário: 08h00min às 17h00min.    

Público alvo: Representações de trabalhadores dos diversos ramos de atividades, legitimamente reconhecidos; Instituições públicas, governamentais e não governamentais, Representações com interesse e/ou atuação na área de saúde do trabalhador e Representantes da sociedade civil organizada. 

CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
Rua Peixoto Filho nº 112, Salas 207 e 208/ Edifício Otocy Vilela
Centro | Ubá (MG)- CEP: 36.500.000
Fone: (32) 3539-6121 | Fone/Fax: (32) 3532-6636| cerest@uba.mg.gov.br

SAÚDE DO TRABALHADOR EM FOCO NA MICRORREGIÃO DE UBÁ



Por CEREST/UBÁ
25/03/2011 17:30

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ubá (CEREST), juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e a Gerência Regional de Saúde de Ubá recebeu nesta quarta-feira, 23, a visita técnica da Diretoria Estadual de Saúde do Trabalhador da SES/MG, representada pela Diretora Elice Eliane Nobre Ribeiro e Marcela de Larcerda Alexandrino, Referência Técnica da área, em parceria com a Direção e Referência Técnica de Saúde do Trabalhador da GRS Ubá, Franklin Leandro Neto.
A reunião técnica teve como objetivo, o monitoramento do convênio nº. 2964/2000 que possui como objeto a implantação da Política de Saúdedo Trabalhador em Minas Gerais, e o objetivo geral do convênio é otimizar e ampliar as ações de vigilância em saúde do trabalhador no estado de Minas Gerais.
Participaram do encontro, Gestor Municipal de Ubá, Coordenação e equipe do CEREST, Coordenação da Epidemiologia, da Atenção Primária, da Saúde bucal, da Saúde Mental, Gerente de Divisão de Planejamento e Gestão e Conselho Municipal de Saúde e representantes de instituições hospitalares.
Elice Eliane comentou sobre a importância das notificações dos agravos relacionado a Saúde do Trabalhador. “É importante não apenas notificar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, mas também detectar as causas do agravo, e assim subsidiar ações de prevenção, promoção e vigilância em Saúde do Trabalhador” disse.
Ressaltou também o papel do município e das Unidades Sentilenas na prevenção dos acidentes. “O município após identificar os agravos de Notificação Compulsória, tem um papel fundamental de intervir juntamente com as diversas parcerias para prevenção destes acidentes”. “Assim como as Unidades Sentinelas além de notificar os agravos têm o papel de vigilância”, comentou.
O Diretor e Referência Técnica de Saúde do Trabalhador da GRS/UBÁ, Franklin Leandro Neto, expressou assim os resultados da reunião: “Foi de grande importância a construção coletiva de um plano de ação para a implementação e efetivação das ações de Saúde do Trabalhador no município e na Microrregião de Ubá, além de fortalecer parcerias”, finalizou.

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA


Por Assessoria de Comunicação da PMU
27/01/2011 09:00

Aconteceu nesta terça-feira, 25 de janeiro, no Salão Vermelho da Prefeitura de Ubá, uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde. Com o objetivo de sensibilizar os conselheiros em relação a CIST – Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, foram colocadas em pauta, as atas das reuniões dos dias: 8 de outubro, 9 de novembro e 12 de dezembro, conforme consenso de toda a plenária.
De acordo com Sandra Kilesse, Secretária da Mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde, o CIST é muito importante dentro do Conselho:
“Entende-se por saúde do trabalhador um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho” explicou Sandra durante sua apresentação sobre a CIST 2010 que aconteceu em Brasília.
Para o médico da rede municipal de saúde, Dr. Jorge, a reunião foi muito importante para esclarecer a CIST:
“Espero que essa reunião preencha a lacuna que havia e que saibamos aproveitar da melhor maneira possível a verba que o CEREST tem disponível” declarou o médico.
Durante a reunião, aconteceu as indicações das entidades que a partir de agora fazem parte do Conselho Municipal de Saúde como conselheiros: Dejub, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Amac, Associação dos Paraplégicos, dentre outras.
Confira as datas das Conferências de Saúde a serem realizadas no ano de 2011 que foram declaradas durante a reunião:
1º de Março à 15 de Julho – Conferência Municipal de Saúde
8 à 11 de Agosto – Conferência Estadual de Saúde
30 de Novembro à 4 de Dezembro – Conferência Nacional de Saúde 

CEREST/UBÁ REALIZA CAPACITAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE


Por Assessoria de Comunicação da PMU
21/09/2010 11:00

Na última segunda-feira, 20 de setembro, aconteceu na GRS de Ubá, durante todo o dia, uma capacitação para profissionais de saúde da Microrregião. 
De acordo com Franklin Leandro Neto, Referência Regional em Saúde do Trabalhador, o objetivo da capacitação é construir coletivamente uma rede de unidades notadora de agravos relacionados a saúde do trabalhador na rede SUS. 
"Essa é uma propositiva, pois esta construção da rede nunca estará pronta. A medida que forem surgindo parceiros para o progresso do sistema, ele será inserido e também contribuirá para o que buscamos: a melhoria do Sistema Único de Saúde.
“O CEREST está como retaguarda e tem o intuito de fortalecer a saúde de Ubá e da região e para isso daremos todo o acompanhamento necessário para que alcancemos o nosso propósito”, explicou Franklin. 
Segundo Terezinha Vieira Porfírio de Souza, Referência Técnica de Saúde do Trabalhador do Município de Ubá, é necessário que todos os profissionais se conscientizem para a questão do agravo da saúde do trabalhador. 
"Os profissionais aqui presentes foram escolhidos porque estão capacitados e podem atingir os objetivos que buscamos", relatou Terezinha. 
Para Eliana Aparecida Lima Adário, Coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária Regional, é necessário melhorar os dados das notificações. "Não adianta termos quantidade sem qualidade. A nossa busca é garantir a integralidade do trabalhador na rede pública", salientou a Coordenadora.